ERA UMA VEZ CHANEL - INVENTANDO MODA NUMA VISITA MUSICAL TEATRALIZADA
Com o objetivo de promover a moda como arte, cultura e produto turístico de Belo Horizonte, cidade reconhecida nacionalmente como Capital da Moda e que possui o primeiro e único museu público do setor no país, o projeto “Museu Vivo: A Moda Convida” é uma oportunidade para o público aguçar seu olhar sobre a moda e conhecer os espaços do Museu da Moda de Belo Horizonte de forma lúdica e interativa, através da visita musical teatralizada “Era uma vez Chanel”, que conta a história de Coco Chanel, uma das maiores estilistas do século XX, tendo como cenário as instalações deste patrimônio tombado que guarda a memória da cidade de Belo Horizonte.
Preparem-se para uma viagem no tempo... Coincidentemente Chanel criou moda na mesma época da inauguração do famoso “Castelinho da Bahia”. No início do século XX, ser feminina era sinônimo de luxo. A pele bronzeada, o pretinho básico, o corte Chanel, o cardigã, o perfume Chanel nº5, o uso de pérolas falsas e verdadeiras no colar, estão entre as suas principais invenções.
Além da reflexão sobre o protagonismo feminino na produção de moda, o espetáculo abre espaço para analisar como o gênero, a mulher e o feminino eram tratados no início do século, sua evolução ao longo do tempo e como estão sendo pensados na contemporaneidade, abordando temas como cultura, história, empoderamento e identidade para o público familiar.